O arranque do computador;


    1. A fonte de alimentação liga e e inicializada. Quando a fonte é completamente inicializada vai enviar para o chipset o sinal "Power Good" e vai ser permitido o arranque. Este processo pode demorar mais ou menos um segundo que para um processador de 3Ghz pode ser traduzido em 3.000.000 operações. 
    2. O processador começa a trabalhar. Para evitar problemas de compatibilidade foi definido uma locação na memória ROM BIOS onde o procesador vai sempre encontrar uma referência para endereço onde encontra o programa de inicialização de BIOS. 
    3. A BIOS vai executar o POST (power-on self test). Este é o ponto no qual, se POST encontra algum erro o computador apita. O apito pode ter diferentes significados.
    4. A BIOS procura e inicializa a placa de video. Este é o momento em qual aparece no ecrã a informação sobre a placa gráfica instalada no computador.
    5. A BIOS procura os outros dispositivos de sistema que têm o próprio BIOS e caso encontra algum são inicializados.
    6. Aparece o ecra de arranque com informaçoes sobre a BIOS - fabricante, versão, data.
 arranque do computador
    7. No mesmo ecrã de arranque aparecem informações sobre o processador instalado no sistema, o tamanho da memória executando tambem o "count-up" test.
   
    8. São detectados os discos rigídos e as unidades óticas e são exibidos no ecrã informações sobre cada um deles. Neste ponto a BIOS procura e atribui os recursos para portas COM e LPT.
 arranque do computador
    9. São detectados os dispositivos Plug and Play instalados no computador.
  10. Depois de tudo detectado a BIOS apresenta na ecrã um resumo com a configuração de sistema.
 arranque do computador
  11. A BIOS procura um dispositivo de arranque. A procura vai seguir a ordem de arranque definida na opção "boot order" na BIOS. Um exemplo pode ser : CD-ROM, HDD, FLOPPY. 
  12. Identificado o dispositivo de arranque, a BIOS vai iniciar o sistema operativo encontrado. 
  13. Se não indentificar nenhum sistema operativo a BIOS vai mostrar uma messagem de erro, por exemplo "Operating system not found" 



BIOS:

 A BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.

Quando o computador é ligado, a BIOS opera na seguinte sequência:
  1. Verifica as informações armazenadas numa minúscula memória RAM, que se localiza num chip fabricado com tecnologia CMOS. A memória CMOS armazena informações relativas á configuração de hardware, que podem ser alteradas de acordo as mudanças do sistema. Essas informações são usadas pela BIOS modificar ou complementar sua programação padrão, conforme necessário.
  1. POST (Power-On Self-Test ou Autoteste de Partida), que são os diagnósticos e testes realizados nos componentes físicos (Disco rígido, processador, etc). Os problemas são comunicados ao utilizador por uma combinação de sons (bipes) numa determinada sequência e se possível, exibidos no ecrã. O manual do fabricante permite a identificação do problema descrevendo a mensagem que cada sequência de sons representa.
  2. Ativação de outras BIOS possivelmente presentes em dispositivos instalados no computador (ex. discos SCSI e placas de vídeo).
  3. Descompactação para a memória principal. Os dados, armazenados numa forma compactada, são transferidos para a memória, e só aí descompactados. Isso é feito para evitar a perda de tempo na transferência dos dados.
  4. Leitura dos dispositivos de armazenamento, cujos detalhes e ordem de inicialização são armazenados na CMOS. Se há um sistema operativo instalado no dispositivo, em seu primeiro sector (o Master Boot Record) estão as informações necessárias para a BIOS encontrá-la (este sector não deve exceder 512 bytes).
Existem pequenas partes de softwares chamados de Manipuladores de Interrupção que atuam como tradutores entre os componentes de hardware e o sistema operacional. Um exemplo dessa tradução é quando é pressionada uma tecla no teclado, o evento associado ao sinal é enviado para o manipulador de interrupção do teclado que é enviado a CPU que trata e envia esse evento para o sistema operativo. Os drivers de dispositivos são outros trechos de software que identificam e atuam como interface entre os componentes básicos de hardware como o teclado, rato, disco rígido.


POST:

POST é uma sequência de testes ao hardware de um computador, realizada pela BIOS, responsável por verificar preliminarmente se o sistema se encontra em estado operacional. Se for detectado algum problema durante o POST a BIOS emite uma certa sequência de bips sonoros, que podem mudar de acordo com o fabricante da motherboard. É o primeiro passo de um processo mais abrangente designado IPL (Initial Program Loading), booting ou bootstrapping.
Alguns dos testes do POST incluem:
  1. Identificação da configuração instalada;
  2. Inicialização de todos os dispositivos periféricos de apoio da placa-mãe;
  3. Inicialização da placa de vídeo;
  4. Teste de memória, teclado;
  5. Carregamento do sistema operacional para memória;
  6. Entrega do controle do microprocessador ao sistema operacional.

Ficheiro:POST P5KPL.jpg


O código de bips varia de acordo com a marca da BIOS (Award ou AMI, por exemplo) podendo também haver pequenas mudanças de uma motherboard para outra. Geralmente, o manual da motherboard traz uma tabela com as sequências de bips usadas. As instruções a seguir servem como referência:
  • bip curto – POST Normal - sistema esta ok.
  • 2 bips curto – erro no POST – um código de erro é mostrado na tela.
  • Não bip – fonte de alimentação, sistema com problema, CPU desconectada, ou som desconectado.
  • Bip Contínuo – fonte de alimentação, sistema, ou problema no teclado.
  • Repetidos bips curtos – fonte de alimentação ou problema no sistema ou no teclado.
  • 1 longo bip, 1curto bip – sistema com problema.
  • 1 bip longo, 2 bips curtos – adaptador de vídeo com problema;
  • 3 Bips longos: Falha nos primeiros 64 KB da memória RAM (Base 64k memory failure) Foi detectado um problema grave nos primeiros 64 KB da memória RAM.
  • 4 Bips Longos: Timer não operacional: O Timer 1 não está operacional ou não está conseguindo encontrar a memória RAM.
  • 5 Bips: Erro no processador.
  • 7 Bips: Processor exception (interrupt error): o processador gera uma interrupção
  • 8 Bips: Erro na memória da placa de vídeo (display memory error).
  • 9 Bips: Erro na memória ROM (ROM checksum error).

Nenhum comentário:

Postar um comentário